Fundador da Istari, Gabriel Shiozawa foi designado pelo Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, para compor o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Sales Pimenta. O GTT coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) tem como missão propor políticas de proteção para defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas.
O grupo é composto por 20 representantes do Governo Federal e 20 da sociedade civil, incluindo Shiozawa. As portarias com as composições foram publicadas em Diário Oficial nesta segunda-feira, 16/10. Acesse-as nos seguintes links: Poder Executivo / Sociedade Civil.
O nome do grupo de trabalho faz referência a Gabriel Sales Pimenta, advogado e militante dos direitos humanos. Atuou na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e, após ser ameaçado de morte, solicitou proteção. Ainda assim, foi assassinado em Marabá (PA), em 1982. Os mandantes ficaram impunes. Em 2022, o Estado brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pela omissão no caso – antes e após o homicídio.
Entre as exigências da setença está a criação de Grupo de Trabalho para revisar e propor medidas de proteção para defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas. Com caráter consultivo e propositivo, o GTT Sales Pimenta deve propor novas políticas e apresentar propsta de anteprojeto de lei para impedir violações de direitos.